A dra. Helena Cramer, Coordenadora de Ensino e Pesquisa do INC, representou o Instituto e o Brasil na Cúpula Mundial da Saúde, um dos principais fóruns internacionais de ciência, política e inovação em saúde global.
O evento, realizado na Alemanha, reúne chefes de Estado, ministros, cientistas, líderes de organizações internacionais, universidades e empresas para debater os grandes desafios contemporâneos da saúde global e propor soluções colaborativas baseadas em evidências científicas e inovação tecnológica.
A Dra. Helena Cramer participou da mesa-redonda “Future-Proofing Healthcare: Agentic AI for Resilient Health Systems”, que reuniu líderes mundiais para discutir o papel da inteligência artificial na construção de sistemas de saúde mais resilientes, equitativos e sustentáveis. A sessão foi moderada por Kat Esser e os outros participantes foram o Dr. Alain Labrique, Dr. Patty Mechael, Dr. Shannon Germanos e Dr. Rowland Illing.
Os participantes discutiram como a evolução da Inteligência Artificial clássica para a Agentic AI — uma nova geração de IA capaz de atuar de forma autônoma, colaborativa e orientada a objetivos — pode fortalecer sistemas de saúde resilientes e reduzir desigualdades globais de acesso.
De acordo com Helena Cramer, a combinação entre ciência de dados, IA responsável e avaliação econômica é essencial para tornar a medicina de precisão acessível, sustentável e equitativa no contexto da saúde pública brasileira.
A participação da pesquisadora no WHS reforça o protagonismo do INC e do Brasil no debate global sobre o uso ético e inclusivo da Inteligência Artificial em saúde, destacando o potencial do país em contribuir para soluções inovadoras que aliam tecnologia, diversidade e impacto social.
Publicado em: 12/11/2025.
Elaborado por: Área de Comunicação INC
|